quarta-feira, 29 de junho de 2011

Eram os Deuses Depravados?

                                    MITOLOGIA GREGA

No início era o Caos. A terra não existia, mas já havia a matéria, desordenada e sombria. Daí foram criadas as divindades, que começaram a colocar ordem no Caos, como Gaia( Terra) e Urano( Céu), que tiveram muitos filhos,  todos monstrengos. Depois vieram os deuses, que foram residir na sua maioria no Monte Olimpo, o mais alto da Grécia, perdido entre nuvens. Os deuses gregos não tinham nada de santos, eram vingativos, coléricos, invejosos e, por muitas vezes, sexualmente insaciáveis . Administravam os assuntos dos humanos e intervinham na vida deles. Hoje resolvi por na roda as estripulias sexuais de algumas dessas figuras..


SATURNO( ou Cronos): filho do Céu e da Terra, castrou o próprio pai( ui !), destronando-o, e obteve do seu irmão primogênito a graça de reinar em seu lugar. Mas o irmão impôs a condição de que toda a prole masculina de Saturno deveria ser morta ao nascer. Saturno casou-se com Reia, com quem teve muitos filhos, os quais ele devorou avidamente. Mas Reia conseguiu salvar Júpiter. Teve também muitos outros filhos com várias mulheres por aí afora.


JÚPITER( Zeus):  esse era da pá virada. O maior pegador do Olimpo. Não podia ver um rabo-de-saia que corria atrás, passava o rodo mesmo. Destronou seu pai e se transformou no rei dos deuses e dos homens. Foi casado sete vezes, e caiu de amores por um grande número de simples mortais. Sua última esposa foi sua irmã Juno( incesto!), que protagonizou muitas cenas de raiva e ciúme devido ás escapadas do marido. Teve muitos filhos, e todos aqueles gerados fora do casamento foram perseguidos por Juno. Astucioso, gostava de se metamorfosear para que suas eleitas não o reconhecessem. Foi assim com Dânae( forma de chuva de ouro), Alcmena( se disfarçou do próprio marido dela ), Leda( como cisne), Europa(como touro). Também se apaixonou pelo jovem mancebo Ganimedes, belo príncipe troiano, e transformado em águia, levou-o para o Olimpo, onde o menino lhe servia vinho e prestava-lhe outros favores. Esse era o cara!!!

                                           Zeus, o pegador

NETUNO( Poseidon):  deus dos Mares, criador de tsunamis e dos tremores de terra, morava no fundo das águas e saia de seu palácio num carro puxado por estranhas criaturas. Dirigia o movimento das marés. Era casado com Anfitrite, mas também dava suas puladinhas de cerca. Apaixonou-se perdidamente por Medusa, bela jovem que era uma serva da deusa Atena. Um dia, quando Medusa estava sozinha no templo da deusa, Poseidon invadiu o local e tomou a jovem em seus braços, á força. Atena, que era uma deusa virgem e invejava a beleza de Medusa, ficou P da vida com o episódio, e se vingou, transformando a garota numa terrível górgona, monstro mais feio que a fome com serpentes no lugar dos cabelos. O fim da moça foi trágico, foi perseguida e teve sua cabeça cortada por Perseu.


                            Poseidon, o deus dos mares


VÊNUS( Afrodite): bela e sensual, deusa do Amor erótico sob todas as formas e também da fecundidade. Emergiu do mar no local onde o órgão genital de Urano caiu depois que foi castrado por Cronos. Mãe de Eros( Cupido), que era ao mesmo tempo amável e cruel, como ela. Foi obrigada a se casar com Vulcano,
deus do Fogo, sujeito aleijado, feio e disforme. Mas gente boa. É a deusa mais infiel da mitologia, teve vários amantes. Com Ares, deus da Guerra, teve um longo romance escandaloso. Depois se apaixonou por Adônis, simples mortal, desde seu nascimento e também teve um caso com ele. Ares se enfureceu, transformou-se num feroz javali e matou o pobre rapaz. Era também vingativa e impiedosa. Puniu Febo( deus Sol) por ter contado ao maridão Vulcano sobre seu caso com Ares, tornando-o infeliz em todos os seus amores.


                    Afrodite, deusa da beleza e do amor



APOLO( Febo): filho de Zeus e Leto, irmão gêmeo de Diana -a caçadora, era magnificamente belo. Deus da luz e da cura, era músico e atleta. Teve um filho com a bela Corônis( Asclépio, deus da medicina), apaixonou-se por Clítia, Clímene e também por um rapaz, Jacinto. Foi expulso do Olimpo por um longo tempo e ficou exilado na terra, onde fez a festa e pegou muita gente. Perseguiu Dafne, filha de um deus de um rio; ela não quis ceder ás suas investidas e fugiu. Quando Apolo já a estava quase alcançando, ela suplicou ao pai que a ajudasse, e este a transformou num loureiro. Esta se tornou a árvore preferida do deus, que infelizmente não conseguiu possuir a bonitona ( acho que ela perdeu...).


PÃ: o terror da Arcádia, região montanhosa coberta por árvores, onde ela passava a maior parte do tempo.
É um deus secundário, porém importante, filho de Hermes, possuia chifres e pés de cabra. Herdou do pai o apreço pelo jogo e por brincadeiras de mau gosto. O torso e o rosto são de um homem, mas os membros inferiores são de um bode. Tinha um apetite sexual arretado e procurava satisfazê-lo com lindas ninfas ou belos jovens, os efebos. Escondia-se na sombra dos bosques e saltava sobre sua presa furiosamente, daí veio a origem do termo "pânico", o medo descontrolado.

Pã, o terror


DIONISO( ou Baco): deus do vinho, da embriaguez e da vegetação, nasceu da coxa de Zeus, mas foi criado pelas ninfas. Ensinava os homens a cultivar as videiras e produzir o vinho. Era acompanhado de um cortejo estranhíssimo, como as bacantes, que eram loucas furiosas, enchiam a cara e saíam por aí despedaçando bichos e pessoas com os dentes. Havia também os sátiros, que tinham corpo de bode da cintura pra baixo, bebiam e transavam selvagemente entre si ou com as ninfas. E também os silenos, cujo corpo era de um cavalo. A esse deus são atribuídas as famosas orgias, ou bacanais, no início celebradas por mulheres, mas posteriormente começaram a admitir pessoas dos dois sexos. Vamos combinar: deviam ser uma looooooucuuuura essas tais festinhas! Regadas a muito vinho, e ninguém era de ninguém...


Curiosamente não há muito o que dizer da vida sexual das deusas, com exceção de Afrodite. Algumas permaneceram virgens, apesar de sedutoras, e talvez fosse melhor assim porque elas causavam grandes problemas áqueles que por elas se apaixonavam. Desde aquela época mulher já dava um puta trabalho...

SE QUISER COMENTAR ESSE POST, CLIQUE NO TÍTULO


fontes: Wikipédia
                                 Revista História viva- 30
                                                Nova Mitologia Grega e Romana- P. Commelin

Um comentário: